Medicina

Eu, Fabrício Pires, aluno do Terceirão do Colégio Ômega, Santos - Sp. Fiz este blog a pedido do nosso professor de Empreendedorismo (Prof.°: Esp. Flávio dos Santos). Pretendo atuar em medicina

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Cite pelo menos cinco curiosidades acerca da profissão preterida por você.


5 Mitos e curiosidades da medicina que confundem até alguns médicos









Mito 1 O melhor tipo de parto é a Cesariana






No século XX, a realização de um procedimento cirúrgico como método alternativo ao doloroso parto normal foi bem aceito pelas mães e médicos obstetras daquela época, era o parto Cesariana.


Só que este procedimento é, no entanto, arriscado e pode viabilizar as chances de infecções e complicações cirúrgicas, o que pode por em risco a saúde da mãe.


O ideal é apenas optar pela cesariana quando for medicamente confirmado que existem riscos para o parto normal, tanto para o filho quanto para a mãe.




Mito 2 Cabelos e unhas podem crescer mesmo após a morte






Esse é pra deixar qualquer um assustado, menos a física. Talvez exista algum caso em que isso possa ter ocorrido, mas cientificamente é impossível.


Quando um indivíduo morre, a pele sofre alterações, ou em outras palavras, o tecido da epiderme se retrai e encolhe, de modo que deixa em maior evidência os cabelos e as unhas, o que causa a falsa impressão de que mesmo após a morte as unhas e os cabelos continuaram crescendo
Mito 3 Ler no escuro prejudica a visão






Este talvez seja um dos mitos mais espalhados. É certo que não há evidências científicas que comprovem que a baixa luminosidade de um ambiente em conjunto com a leitura possa de alguma forma causar danos permanentes aos olhos, ou como dizem as mães: “Estragar as vistas”.


No máximo, devido ao esforço, os olhos podem ficar cansados e aparentar certo desconforto, mas após um bom descanso, já estará bom e preparado novamente.
Mito 4 Raspar os pelos os fazem crescer mais grossos, crespos, duros e mais rapidamente






Mais um mito muito famoso, e que pelo visto preocupa mais ainda às mulheres.


Um estudo realizado no ano de 1928 propôs a comparação entre pelos raspados com frequência e pelos deixados para crescer, e logo constatou-se que não há nenhuma diferença.


O que causa essa falsa impressão de que o pelo está nascendo mais grosso é que quando se tem o hábito de raspar frequentemente, o processo desgasta apenas as pontas da barba ou pelos em geral.


Aqueles que não deixam crescer muito e só veem a ponta dos pelos costumam crer que eles estão crescendo mais grossos e duros que o normal.





Mito 5 Celulares são perigosos dentro de hospitais


Há um pouco de verdade aí, mas essa história é vista com certo exagero.


Foi comprovado que os aparelhos celulares podem afetar o funcionamento de cerca de 4% dos equipamentos em um hospital, mas só se estiverem a menos de 1 metro de distância do aparelho. Não sendo assim, não há perigo de danos no uso de celular dentro de um hospital.


De qualquer forma, se estiver em alguma área de um hospital e for solicitado a desligar o aparelho, é melhor respeitar o local e evitar problemas, não é?


fonte: http://www.digitalmed.com.br/noticia/7-mitos-curiosidades-medicina/

Nenhum comentário:

Postar um comentário