Bom eu não tenho nenhum parente ou alguém próximo para fazer uma entrevista falando sobre Medicina, porém pesquisei alguns lugares entrevistas com alguns médicos
A medicina é fascinante e existem muitas áreas que a envolve. O que o levou a escolher a ginecologia e há quanto tempo atua nessa área?
Dr. Nelson: Sou formado em medicina desde 1973 e no início segui carreira em Hematologia. Fui até professor da faculdade, mas descobri que minha vocação é mais cirúrgica do que simplesmente clínica. Fiz minha residência médica em Ginecologia e Obstetrícia (GO) em 1979-1982 no Hospital e Maternidade Santa Brígida, em Curitiba, no Paraná.
Sua especialização é cuidar da saúde da mulher. Como o senhor avalia essa questão nas mulheres anitenses?
Dr. Nelson: A Ginecologia e Obstetrícia é uma especialidade médica que se encaixa em qualquer cidade, grande ou pequena, e em Anita Garibaldi vamos complementar a assistência médica.
O mês de outubro é dedicado à saúde da mama. O senhor apoia essa mobilização?
Dr. Nelson: Apoio qualquer mobilização para medicina preventiva, e o mês de outubro é o escolhido para a conscientização do câncer de mama. É o Outubro Rosa.
Com a a criação do Outubro Rosa, o senhor acredita que as mulheres têm mais conhecimento sobre o câncer de mama?
Dr. Nelson: Qualquer esforço que se faça, e principalmente pela mídia, acarretará em esclarecimentos e informações que resultarão em ações nítidas para a prevenção do câncer de mama.
Quais os tipos de câncer que mais afetam as mulheres nos dias de hoje?
Dr. Nelson: O primeiro tipo de câncer, campeão das incidências, é o câncer de pele, e em segundo plano o de mama. Depois vem o câncer de colo do útero.
De onde se origina o câncer e o que fazer para se proteger?
Dr. Nelson: O câncer surge de uma desordem na estrutura celular dos tecidos humanos. Pode ter caráter hereditário, traumático, de higiene precária, entre outros. O melhor que se pode fazer é realizar um diagnóstico precoce e assim obteremos melhores resultados, prognósticos de sobrevida.
Quais são as dúvidas mais frequentes das mulheres que procuram o seu atendimento?
Dr. Nelson: Normalmente as mulheres comparecem ao consultório quando percebem algum “caroço” ou “bola”, vêm com muito medo e angustiadas. Em diversas ocasiões vêm com o resultado de uma mamografia alterada, ou o mesmo, com uma ultrassonografia de mamas.
fonte: http://www.adjorisc.com.br/jornais/correiodoslagos/on-line/variedades/entrevista-com-o-medico-nelson-luiz-lima-machado-1.1175170#.VBNEf5RdWow
Nenhum comentário:
Postar um comentário